sábado, 16 de abril de 2011

Como recuperar dados de um disco formatado ou de uma pen que ficou com Raw file system

Pensei que isto só acontecia com os outros, mas tocou-me também, é verdade consegui formatar um disco externo por engano, com + de 1 ano de dowloads e como um mal não vem sozinho a minha pen de 16 GB ficou em sistema Raw file system, ou seja via 0 bytes de dados, devido talvez a retira-la sem segurança, aquele icone verde no canto inferior direito que ninguém liga e eu também ás vezes não ligava, quando não me deixava retirar a pen, quando isso acontece agora desligo o pc e retiro a pen, para mais que agora a nova é de 32 GB.

O caso do disco é que tenho um plextor de 500 GB, e estava já a ficar cheio, como gosto desta marca e cá não se vende ,encomendei um da Alemanha, este primeiro venho da Espanha. Como os dois são exactamente iguais, e naquela noite devia estar cansado, vi o disco todo cheio e pensando que era o novo , ah este ainda não vem formatado, pumba formato o bicho. Fiquei branco, amarelo, pensei tenho lá coisas que nunca mais volto a encontrar na net, enfim.

E geralmente só fazemos asneiras umas atras das outras, é o chamado pânico, volto a formatar e começo a gravar algumas coisas que tinha no disco interno para o externo.Fui dormir. Nos dias a seguir tentei vários programas de recuperação de dados um dos quais ficou-me 12 horas a trabalhar para depois ver que não recuperou nada de pelo menos legível.Pensei se calhar até se recupera mas só com profissionais e programas que o comum dos mortais não tem acesso. Dediquei-me a a repor no disco o que estava espalhado por dvd , cd e discos internos, mas sabia que pelo menos 200 GB de informação não tinha cópia. Ou seja o disco estava outra vez a ficar composto com 300 GB de informação que tinha gravado noutros sítios.

Para a pen não arranjava solução pois nem sequer via os dados, aparecia 0 bytes de informação, e não conseguia se quer formata-la para pelo menos recuperar a pen. Cheguei a ir a uns técnicos que aparecem em lojas de corredor de shopping, não cito o nome, e disse que queria que me formatassem a pen. Achei estranho o fulano dizer-me que não fazia esse serviço, ora era Domingo ele estava a trabalhar devia ser porque precisa, eu estava disposto a pagar por aquele serviço e ele diz que não fazia, conclusão devia estar ali por desporto.

A questão é que os informáticos são os tipos mais complexados que conheço, ainda mais porque pensam que só eles dominam aquilo que pensam que é uma ciência Oculta, os autodidactas nesta área para eles é o mesmo que os curandeiros para os médicos. E a solução aparece quando menos se espera, um dia estava a ver pen´s que tinha lá guardado de 2 GB e 4 GB, na altura já era o máximo, quando reparo que uma tinha instalado o Hiren´s Boot Cd 10.1, actualmente vai na versão 13.2.

Mas a questão é que, é esta versão que tem um programa em Recovery chamado GetDataBack NTFS e FAT. Testei na Pen de 16 GB e não acreditava, usei o NTFS pois tinha formatado a pen neste sistema de ficheiro, e recuperei a totalidade da pen, pois neste caso não pude formatar nem gravar mais nada, pois embora tenha recuperado os dados todos com os nomes das pastas , subpastas,etc a pen não tinha concerto e não era mais utilizável acabando depois por não ser detectada pelo windows.

Fiquei expectante em relação ao disco externo, usei o FAT , pois era este o formato que usei para formatar o disco, depois arrependi-me quando tentei gravar ficheiros superiores a 4GB pois não permite, o mal já estava feito, e ao fim de 9 horas de trabalho do programa, e com 300 GB já gravados, vejo parte dos nomes das pastas intactos, e outras com numeração que tive de ver um a um para ver o que era.Recuperei 330 GB de dados de um disco que já tinha formatado 2 vezes e gravado coisas em cima. 

Afinal o impossível estava á mão dos amadores. E fiquei a saber que um disco está sempre cheio, mesmo formatando em low level format ele está cheio só que de 0 e 1, e neste caso nada se recupera

Sem comentários:

Enviar um comentário