Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Como recuperar dados de um disco formatado ou de uma pen que ficou com Raw file system

Pensei que isto só acontecia com os outros, mas tocou-me também, é verdade consegui formatar um disco externo por engano, com + de 1 ano de dowloads e como um mal não vem sozinho a minha pen de 16 GB ficou em sistema Raw file system, ou seja via 0 bytes de dados, devido talvez a retira-la sem segurança, aquele icone verde no canto inferior direito que ninguém liga e eu também ás vezes não ligava, quando não me deixava retirar a pen, quando isso acontece agora desligo o pc e retiro a pen, para mais que agora a nova é de 32 GB.

O caso do disco é que tenho um plextor de 500 GB, e estava já a ficar cheio, como gosto desta marca e cá não se vende ,encomendei um da Alemanha, este primeiro venho da Espanha. Como os dois são exactamente iguais, e naquela noite devia estar cansado, vi o disco todo cheio e pensando que era o novo , ah este ainda não vem formatado, pumba formato o bicho. Fiquei branco, amarelo, pensei tenho lá coisas que nunca mais volto a encontrar na net, enfim.

E geralmente só fazemos asneiras umas atras das outras, é o chamado pânico, volto a formatar e começo a gravar algumas coisas que tinha no disco interno para o externo.Fui dormir. Nos dias a seguir tentei vários programas de recuperação de dados um dos quais ficou-me 12 horas a trabalhar para depois ver que não recuperou nada de pelo menos legível.Pensei se calhar até se recupera mas só com profissionais e programas que o comum dos mortais não tem acesso. Dediquei-me a a repor no disco o que estava espalhado por dvd , cd e discos internos, mas sabia que pelo menos 200 GB de informação não tinha cópia. Ou seja o disco estava outra vez a ficar composto com 300 GB de informação que tinha gravado noutros sítios.

Para a pen não arranjava solução pois nem sequer via os dados, aparecia 0 bytes de informação, e não conseguia se quer formata-la para pelo menos recuperar a pen. Cheguei a ir a uns técnicos que aparecem em lojas de corredor de shopping, não cito o nome, e disse que queria que me formatassem a pen. Achei estranho o fulano dizer-me que não fazia esse serviço, ora era Domingo ele estava a trabalhar devia ser porque precisa, eu estava disposto a pagar por aquele serviço e ele diz que não fazia, conclusão devia estar ali por desporto.

A questão é que os informáticos são os tipos mais complexados que conheço, ainda mais porque pensam que só eles dominam aquilo que pensam que é uma ciência Oculta, os autodidactas nesta área para eles é o mesmo que os curandeiros para os médicos. E a solução aparece quando menos se espera, um dia estava a ver pen´s que tinha lá guardado de 2 GB e 4 GB, na altura já era o máximo, quando reparo que uma tinha instalado o Hiren´s Boot Cd 10.1, actualmente vai na versão 13.2.

Mas a questão é que, é esta versão que tem um programa em Recovery chamado GetDataBack NTFS e FAT. Testei na Pen de 16 GB e não acreditava, usei o NTFS pois tinha formatado a pen neste sistema de ficheiro, e recuperei a totalidade da pen, pois neste caso não pude formatar nem gravar mais nada, pois embora tenha recuperado os dados todos com os nomes das pastas , subpastas,etc a pen não tinha concerto e não era mais utilizável acabando depois por não ser detectada pelo windows.

Fiquei expectante em relação ao disco externo, usei o FAT , pois era este o formato que usei para formatar o disco, depois arrependi-me quando tentei gravar ficheiros superiores a 4GB pois não permite, o mal já estava feito, e ao fim de 9 horas de trabalho do programa, e com 300 GB já gravados, vejo parte dos nomes das pastas intactos, e outras com numeração que tive de ver um a um para ver o que era.Recuperei 330 GB de dados de um disco que já tinha formatado 2 vezes e gravado coisas em cima. 

Afinal o impossível estava á mão dos amadores. E fiquei a saber que um disco está sempre cheio, mesmo formatando em low level format ele está cheio só que de 0 e 1, e neste caso nada se recupera

Sem comentários:

Enviar um comentário