sábado, 30 de abril de 2011

E porque não fazer o seu próprio software portátil?


Com tantos sites a disponibilizar software já pronto a utilizar, será que vale a pena o trabalho? Respondo afirmativamente.
Em primeiro lugar põem-se a questão da fiabilidade da fonte, pois já descarreguei software e verifiquei que não funcionava.
Por outro lado, há sempre aquele programa que ainda não existe portabilizado.
E finalmente pelo interesse em saber fazer essas coisas.
Por exemplo, há locais públicos com internet que não arrisco a colocar a pendrive, e acontece também de não existir nem folhas de cálculo ou editores e ter-mos a necessidade de fazer um trabalho. Estão a ver o jeito de carregar o Office feito por si (Portátil) para o dropbox descarregar numa dessas máquinas, fazer o que tem a fazer , gravar o seu trabalho no dropbox, eliminar o Office descarregado e pronto, ou seja dá muita versatilidade. Por exemplo, recentemente comprei livros da Cambridge da colecção Vocabulary in Use que vem com cd de exercícios, para não ter que andar com o cd caso quisesse praticar noutro computador, fiz uma versão portátil que trabalha impecavelmente.
Em primeiro lugar, vamos criar uma máquina Virtual , pode ser VMWare, Virtual PC, ou Virtual Box, e instalamos um Windows XP, digo XP pois foi com este que testei .
Em seguida convêm fazer o update deste Windows com SP1, SP2,SP3 e outros updates.
Para isso existe um programa chamado wsusoffline (ver no Google), criamos uma pasta no ambiente de trabalho , abrimos o programa, escolho a pasta que criei, escolhemos o SO , com opção SP, opção de ISO, pois vai dar jeito para carregar pela VM, e iniciar.
O programa trabalha em ambiente DOS. Depois de concluído, vamos na pasta que criamos, dentro existe uma pasta iso, é aí que esta a nossa iso, com todas as actualizações do XP até essa data. Carregamos a ISO na VM e instalamos as actualizações. Findo isto temos o nosso XP ok.
Agora convêm congelar está configuração, na VMWare, faz-se (Take  a Snapshot of VM), no Virtual PC encerramos e escolhemos a opção gravar alterações no disco, e nunca mais optamos por esta opção pois assim a MV arranca sempre neste estado.
No caso da VMWare, é mais versátil, escolhemos (Revert VM to Snapshot “nome que demos ao snapshot”).
Conheço 3 programas para fazer portáteis, que são App Thinstall, App VMware e Evalazer, de todos prefiro o App VMware.
Para fazer iso de algum destes programas usei Folder2iso. Clicamos em setup Capture aparece a janela do programa com as opções:
  • Prescan
  • Installation
  • Postscan
  • Configure
  • Build

Esta janela é típica destes três programas.
Assim fazemos Prescan, depois de feito instalamos o programa que queremos portabilizar, no caso do Office ou de outro programa que tenha vários programas incluído, escolho tudo o que me aparece e na parte configure escolho a opção DAT, como nunca testei individualizado não sei se funciona. Claro que ao instalar o Office se só escolher o Word ou só o Excel este problemas não se põe.
Se for só um programa escolho o exe geralmente o primeiro e desmarco os outros e em configure escolho a opção exe. em vez de DAT.
Mas antes de passar ao postcan convêm testar o programa instalado, se tiver tudo bem, fazemos postscan.
Em configure fazemos como dito anteriormente, por vezes ao passar para build pode aparecer um ou dois erros, sempre ignorei e ainda não dectetei problemas.
Depois de build vamos á pasta onde está o programa que por defeito grava aí, e dentro dela uma pasta chamada Bin, onde está o nosso programa portabilizado.
Agora é só testar.

Sem comentários:

Enviar um comentário