quarta-feira, 4 de maio de 2011

Quer mudar para o Windows 7 sem deixar o Windows XP (XPMode)

Tinha conhecimento do XPMode ,mas também sabia que precisava de um processador que suportasse virtualização assistida por hardaware, como não tinha e para experimentar o programa usei o VMLite, que não exige esse requesito VMLite.

Basta inscreverem-se no site do fabricante e fazer o download do programa.
Recentemente fiquei responsável por adquirir um computador para o parceiro deste blog, e não perdi a oportunidade de encomendar um á maneira, 6GB de memória Ram, CPU i7-950.

Por causa da memória ser superior a 3GB, tivemos que instalar um Windows 7 64 Bits, para melhor gestão da mesma. Mas isto levanta um problema de compatibilidades de programas, que já são normais em Windows 7 32 Bits, em 64Bits pior. É aqui que entra a vantagem de ter virtualização assistida por hardware (total integração).

Instalei o XPMode do site da Microsoft XPMode.
Todos os programas que quero instalar no windows 7, mas me dão problemas ou não, instalo na máquina virtual. Por exemplo no Windows 7 instalei o office 2010 e na MV o Office 2003.

Para acessar aos programas da MV vou a menu iniciar (Windows 7) , pasta Virtual PC, aí aparece os programas ****(xpmode), ou crio atalhos para a máquina real. Ao abri-los não fosse aparecer uma janela a dizer que está a ligar a máquina virtual e pensaria que estava a ligar do Windows 7 (nestes casos só liga o programa e não o SO-Windows XP)
A integração é completa.

Caso queira trabalhar na máquina virtual, vou a virtual pc, e escolho XPMode, e a máquina é iniciada, em écrã completo, não se vê que estamos a trabalhar numa VM.
Podemos instalar os SO que quisermos, podia instalar o XP de um disco, desde que tivesse a licença, mas o XPMode é mais simples de instalar e parece que fica melhor integrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário